• HOME
  • WESLEY SATHLER

  • EXPEDIENTE
  • VALE A PENA LER DE NOVO
  • GALERIA

  • WS CHOICES



O PODER DAS VITAMINAS

Publicado em 22/02/2019

Vitaminas e minerais e seus benefícios

As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo humano. Além de regular enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo como um todo. Por não serem produzidos pelo organismo, devem ser ingeridos através da alimentação ou de suplementação. 
“O estresse, exposição à poluição, uso de medicamentos, gestação, lactação e doenças imunológicas, por exemplo, são alguns fatores que levam à redução desses nutrientes. Como forma de equilibrar, se faz necessário o uso da suplementação alimentar, na qual podem ser usados polivitamínicos e poliminerais em cápsulas”, explicou a farmacêutica da Farmácia Alquimia, Raigna Vasconcelos, que esclareceu ainda que mesmo as vitaminas devem ser consumidas sob prescrição médica.

Veja abaixo os benefícios de alguns minerais e vitaminas:

Betacaroteno (pró-vitamina A): Ao ser ingerido, é convertido em vitamina A no organismo, sua forma ativa. Possui ação antioxidante, previne o surgimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e retarda o envelhecimento. Seu efeito antioxidante protege a pele contra a ação nociva dos raios solares. E também é ótimo para a visão.
Complexo B: As vitaminas do complexo B são importantes para o fornecimento de energia e para o sistema nervoso central. Além dos suplementos do complexo B, os comprimidos de levedo de cerveja são ricos em vitaminas desse complexo. 
Vitamina C: Com ação antioxidante, a vitamina C previne o envelhecimento precoce, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes e é importante para o sistema imunológico.
 
Vitamina D: Tem várias aplicabilidades em todos os sistemas do organismo. Destacamos sua atividade no sistema imunológico.
Vitamina E: Excelente antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças como as cardiovasculares, câncer e diabetes. Previne o surgimento de doenças neurológicas, displasia mamária e alivia os sintomas da TPM.
Cálcio: É um mineral importante para desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. Regula os batimentos cardíacos, favorece a coagulação do sangue e atua na transmissão de impulsos nervosos.
Magnésio: É essencial para a produção de serotonina – neurotransmissor relacionado ao bem-estar –, sendo importante em casos de depressão. Ajuda a aliviar os sintomas da TPM. É relaxante muscular e dos vasos sanguíneos, por isso beneficia a saúde cardiovascular.
Ferro: É importante para o sistema imunológico e para a prevenção e o tratamento de anemias. É um mineral fundamental para a função da tireoide, para a desintoxicação do fígado e para a formação de colágeno. Participa da síntese dos neurotransmissores serotonina e dopamina, sendo importante para o sistema nervoso.
Cromo: Importante para diabéticos, este mineral melhora a ação da insulina e regula os níveis de glicose no sangue. Está envolvido na redução dos níveis de LDL-colesterol (colesterol ruim), colesterol total, triglicérides e aumento do HDL-colesterol (colesterol bom), prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


Compartilhe: