• HOME
  • WESLEY SATHLER

  • EXPEDIENTE
  • VALE A PENA LER DE NOVO
  • GALERIA

  • WS CHOICES



VERÃO SEM DOR DE DENTE!

Publicado em 28/12/2018

Sensibilidade nos dentes pode aumentar durante o verão?
 
A estação mais quente do ano chegou e ela é marcada por muito sol, praia, dias ao ar livre e muito calor. Com isso, a alimentação acaba mudando nessa época, e os picolés, sucos e outros alimentos gelados se tornam aliados para diminuir o calor. Porém, para quem sofre de sensibilidade nos dentes, isso pode gerar um grande desconforto.
 
RETRAÇÃO
 
“A sensibilidade nos dentes é aquela dorzinha que sentimos em um ou mais dentes, como uma pontada, quando consumimos algo muito quente, gelado ou até mesmo doce. Esse problema ocorre quando a dentina fica exposta, porque o esmalte do dente está fraco e não consegue protegê-la. As causas para isso podem ser variadas, mas entre as principais podemos destacar a retração gengival e as doenças periodontais”, explicou a dentista Andressa Hirle.
 
Tratamentos
 
Os tratamentos para a sensibilidade vão depender das causas do problema. Pode ser por doenças gengivais, retração e também em quadros como a cárie. Nesses casos, o tratamento será voltado para a causa específica. Em algumas situações, ele pode ter cura, enquanto em outras, o controle é a melhor solução.
 
RESTAURAÇÃO
 
“Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade, como algumas técnicas de clareamento dos dentes e a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária”, lembrou Andressa, que indicou o uso de escova com cerdas macias e uma escovação correta para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival. “Há também cremes dentais formulados especialmente para ajudar a reduzir a sensibilidade”, lembrou a dentista.
 
FIQUE ATENTO!
 
 
Veja abaixo alguns fatores mais comuns para a sensibilidade nos dentes:
 
– Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
– Bebidas ácidas (como refrigerantes), que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;
– Bruxismo, que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;
– Escovação com creme dental muito abrasivo;
– Gengivite;
– Dente lascado ou fraturado.

 


Compartilhe: