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Publicado em 04/12/2018

Três maneiras de como o estresse pode atrapalhar o seu sono
 
Acorda atrasado, não dá tempo de tomar o café da manhã, leva as crianças à escola, pega trânsito para chegar ao trabalho, leva bronca do chefe, a reunião atrasou, pega mais trânsito para chegar em casa e ainda tem que fazer aquele relatório urgente para amanhã. Ufa! O dia a dia está realmente desgastante, e isso trouxe consigo o estresse, que pode ser a mola propulsora de vários problemas de saúde, inclusive a insônia.
 
SISTEMA IMUNOLÓGICO
 
Uma noite maldormida atrapalha funções importantes envolvidas na memória, no humor e na reparação dos músculos. O estresse faz com que o sono fique mais leve e o corpo não descanse tempo suficiente, que é de cerca de oito horas, e isso prejudica o sistema imunológico. Mas não é só isso que acontece quando o estresse atrapalha as preciosas horas de sono.

Você não desliga

Durante o sono, o corpo muda do sistema nervoso simpático ativo para o sistema parassimpático, um estágio mais calmo. Quando isso não acontece, o cérebro continua hiperativo, fazendo com que isso reflita em um sono de péssima qualidade e em um dia seguinte mais estressado ainda.

Círculo vicioso

O estresse pode se tornar catalisador de um círculo vicioso de noites sem dormir: o corpo e a mente estão estressados, por isso não se consegue dormir bem, portanto a falta de sono aumenta ainda mais o estresse e assim por diante.

Insônia engorda

É isso mesmo! Os temidos quilinhos a mais também podem ser a consequência de noites maldormidas, isso porque a falta de sono altera o metabolismo, os hormônios responsáveis pelo apetite, e a chance de atacar a geladeira de madrugada aumenta. Consequentemente, cresce a chance de engordar.

ATITUDES QUE MUDAM

Mas o estresse pode ser controlado com atitudes simples: ter uma dieta mais saudável, fazer meditação, ter um hobby, praticar exercícios físicos diariamente e ter ao menos duas horas antes do sono um momento para relaxar.


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